0
Desligar o carro no sinal vermelho economiza combustível?
Posted by Thais Roland
on
segunda-feira, junho 17, 2024
in
Consumo de Combustível,
Desligar o carro economiza combustível,
desligar o carro no sinal economiza combustivel,
Economia de combustível,
Km de Dicas,
Sistema Start/Stop,
Start/Stop,
Thais Roland
Esse vídeo é apoiado pelos CMNers, através do http://apoia.se/cmn
Jose Roberto Silveira
Daniel Soares da Rocha
Vittoria Gabriela Borges Costa
Fabiana Guerra
Anderson Dutra
Thiago Valsani
Suely Aparecida Barretta Roland
Camila Bezerra
Victor Albuquerque
Luis Ramon Jeronymo Leandro
Eduardo Stempniewski
Cê anda vendo um monte de carros desligando sozinhos quando param no sinal vermelho, por exemplo, e ouviu dizer que isso economiza combustível. Será que se você desligar o seu, na chave, nessas situações, também vai ser legal?
Pois é, o sistema Start/Stop tá cada vez mais popular e se você ainda não conhece, é essa tecnologia que desliga o carro, sozinho, quando percebe que cê parou no trânsito ou num sinal vermelho, e quando você pisa no acelerador ele religa o carro pra você.
Isso, deixando bem simples, tá? Na prática é um pouco mais complexo que isso. Mas o que importa mesmo é que o sistema promete reduzir o consumo de combustível.
E cumpre… em quase todos os casos.
Na estrada, onde você quase não para com o carro, a não ser em pedágios ou num eventual congestionamento, o sistema quase não será acionado e, portanto, não vai impactar tanto no consumo.
Mas na cidade… aí sim! Ele vai fazer diferença no consumo, na emissão de poluentes e até na poluição sonora.
Agora… a questão é: e se meu carro não tem Start/Stop? Posso desligar ele, na chave, nas mesmas condições pra economizar combustível também?
Boooom… eu vou te contar, mas antes, preciso te dizer que você vai devorar alguns componentes do seu carro, que não estão preparados pra tantas partidas assim, a começar pela bateria e o motor de arranque.
Nos carros com sistema Start/Stop temos uma bateria diferente e o sistema todo de partida é reforçado, justamente pra aguentar esse pique. Se teu carro não tá preparado pra isso, os componentes não vão suportar muito tempo. Isso significa que... o custo de manutenção vai aumentar consideravelmente se você adotar essa prática.
Além disso, o Start/Stop não desliga completamente o carro. Alguns sistemas continuam vivos, até pra detectar o momento de religar o automóvel.
Tá bom, Thais, mas vou economizar combustível ou não?
Provavelmente não! Talvez um tiquinho, se você souber escolher muito bem as situações onde desligar o motor. Mas, o desgaste excessivo do sistema de ignição, com toda certeza, vai superar a vantagem que você vai conseguir no consumo.
Mas a gente vai mais longe, tá?
Desligar o motor vai fazer a temperatura dele começar a cair, e quando ele sai da temperatura ideal de trabalho o consumo de combustível aumenta. Comenta aí se você sabia disso!
Além disso, você coloca em risco a sua segurança, já que desligar o carro manualmente vai desativar diversos sistemas de assistência, como por exemplo a direção (hidráulica ou elétrica), deixando o volante super duro; o servofreio, que vai prejudicar a eficiência do pedal de freio; e alguns sistemas de segurança ativa, como câmera de ré, sensor de estacionamento, sistemas de alerta de ponto cego, entre outros.
Ou seja, você tem muito mais desvantagens desligando o carro manualmente. Mas sabe o que pode ser pior ainda pro consumo de combustível? Eu te conto aqui nesse vídeo! Corre pra conferir e comenta lá o que achou!