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Carro não desliga mesmo tirando a chave
Posted by Thais Roland
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sexta-feira, maio 03, 2024
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Thais Roland
Esse vídeo é apoiado pelos CMNers, através do http://apoia.se/cmn
Jose Roberto Silveira
Daniel Soares da Rocha
Vittoria Gabriela Borges Costa
Fabiana Guerra
Anderson Dutra
Thiago Valsani
Suely Aparecida Barretta Roland
Camila Bezerra
Victor Albuquerque
Luis Ramon Jeronymo Leandro
Cê ligou seu carro, saiu com ele, chegou no destino e quando foi desligar... o motor continuou funcionando, mesmo depois de você tirar a chave do contato! E agora, né? Eu vou te ajudar a sair desse sufoco e entender o que tá rolando, mesmo sem saber nada de mecânica, viu!
Ó, tem algumas coisas que podem estar fazendo teu carro continuar ligado mesmo depois de tirar a chave do contato e a gente vai explorar as alternativas, mas eu já te digo, de cara, que a maior chance é de ser um defeito elétrico, provavelmente um curto-circuito em alguma parte do chicote elétrico ou em algum componente desse sistema, como um transistor ou um relé, por exemplo, talvez o relé de ignição.
Aliás, curto é uma coisa doida! Eu já peguei um carro, na oficina, com um curto no conector do eletroventilador, a ventoinha, que força a passagem de ar pelo radiador, que você escuta ligar em determinados momentos, que fazia o carro permanecer ligado, mesmo depois de tirar a chave. Nesse caso, foi relativamente fácil de identificar o problema porque o carro só não desligava depois que a ventoinha acionava, mas precisou de bastante atenção e observação pra achar o defeito.
Um defeito no comutador de ignição, essa parte onde você coloca a chave ou até uma chave muito desgastada também podem causar esse tipo de comportamento no seu carro e não é tão incomum. Nesse caso, um teste no comutador ou uma avaliação visual da chave vão revelar o problema.
Mas ó! Tem casos que são mais bizarros. Teu carro tem um componente no sistema de freios, chamado Servofreio, que trabalha com vácuo em conjunto com o funcionamento do motor. Se ele cara apresentar algum vazamento ele pode mandar ar pra dentro do motor e impedir que ele desligue.
Até aqui, pode ser um pouco trabalhoso pra encontrar o defeito, mas o orçamento do conserto ainda tá tranquilo. O problema é que tudo pode piorar, né? Se você ouvir a sigla ECU saindo da boca da pessoa que tá cuidando do teu carro, pode começar a fazer as contas pra ver de onde vai tirar a grana pro reparo, porque esse é o módulo do carro, o computador que comanda um montão de coisas, é caro, em muitos casos não tem como consertar, tem que trocar mesmo, e não tem jeito, tem que fazer, porque não dá pra deixar o carro ligado 24/7 até sabe-se lá quando, né? Então prepara o cartão pra um bocado de parcelas.
Agora eu vou te falar uma coisa muito importante, presta atenção!
Quem tem que investigar e resolver o problema é um profissional com conhecimento técnico adequado! Não vai me fazer uma gambiarra no carro, que é perigosa e pode te dar um prejuízo ainda maior ou te colocar numa situação bem difícil mais pra frente, talvez até causar um acidente!
E lembra que manter a Manutenção Preventiva do carro em ordem é sempre a melhor maneira de evitar que os problemas aconteçam além de ser mais saudável pro seu bolso também. Conta aqui pra mim, nos comentários, se você já arruinou o orçamento por causa de um conserto no carro e depois vai pra esse vídeo aqui, onde eu te conto quanto que é pior deixar alguma coisa quebrar no teu carro.