0
Sinais de que a bateria do carro já era
Posted by Thais Roland
on
terça-feira, abril 30, 2024
in
Bateria,
bateria automotiva,
bateria do carro com problemas,
carro difícil de pegar,
dificuldade na partida,
Km de Dicas,
Teste de Bateria,
Thais Roland,
vidro elétrico lento
Tá difícil de dar partida no seu carro e tem coisas estranhas acontecendo, tipo rádio falhando ou os faróis tão mais fracos e você precisa ter uma ideia do que tá acontecendo pra não passar carão na oficina? Então eu vou te explicar o que pode tá rolando sem você precisar entender nada de mecânica.
Se você tá chegando agora, meu nome é Thais Roland, sou mecânica desde 2012, já ajudo um monte de gente a cuidar bem dos seus carros.
Bom, mas indo direto pro assunto, hoje eu vou te explicar porque a Bateria pode tá deixando difícil de dar partida no seu carro, os vidros elétricos parecem estar em câmera lenta, o rádio chilicando, entre outras coisas estranhas que tão fazendo você sentir um medinho dele te deixar na mão a qualquer momento; e vou te orientar sobre como resolver o problema e não deixar isso acontecer mais também. Ah, e eu te garanto que não vou usar um monte de termos técnicos pra confundir ainda mais a sua cabeça. A ideia é fazer você entender seu carro de maneira simples, prática e objetiva, então bora lá.
A Bateria fornece energia pra todos os componentes elétricos e eletrônicos do seu carro enquanto ele tá desligado. Depois que você dá a partida, quem assume essa função é o Alternador, além de começar também a recarregar a Bateria. Manter rádio, faróis, luzes internas e mais um monte de coisas ligadas no seu carro consome um bocado de energia da Bateria, mas nada se compara à partida.
Quando você liga o motor do carro a Bateria tem que fornecer uma carga enorme pro motor de partida (ou de arranque) e é o momento em que ela mais sofre, por isso percursos muito curtos são péssimos pro seu carro. Eu vou deixar o link aqui falando sobre isso pra você assistir depois, tá?
Além disso, a Bateria, como qualquer outro componente do seu carro, tem um tempo de vida, nesse caso, alguma coisa entre 3 e 5 anos, e aí tem que ser substituída mesmo, não dá pra ficar dando carga nela pro reso da vida.
Se você administra mal a carga da Bateria (com percursos curtos, por exemplo, ou usando muitos recursos elétricos/eletrônicos com o carro desligado) ou se deixa passar o período de troca preventiva ela começa a perder a capacidade de fornecer carga adequada, tanto pros componentes que dependem de energia quanto pro motor de arranque, na hora de dar partida e é aí que você começa a notar que a partida tá mais difícil, parece que o motor de arranque tá mais lento (e tá mesmo) e começa a notar comportamentos estranhos nos sistemas elétricos e eletrônicos, como eu já mencionei, vidros elétricos subindo mais devagar, faróis mais fracos, falhas no ar-condicionado e outros problemas que parecem inexplicáveis ou que aparecem vez ou outra, são intermitentes.
Isso tudo é a Bateria te avisando que ela já não tá mais dando conta do recado e se o problema é carga muito baixa, mas ela ainda tá dentro do prazo de vida, pode ser que uma recarga resolva. Nesse caso, você leva teu carro até um auto-elétrico e o profissional vai colocar a Bateria num carregador. E aí, ó, presta atenção nisso! Não tenha pressa! Prefira a carga lenta, que é muito mais saudável pra Bateria. A carga rápida vai resolver logo o seu problema, mas esquenta a Bateria e isso não é bom pra ela, vai diminuir a vida útil do componente e te obrigar a trocá-la mais pra frente, antes do previsto.
Agora, se a Bateria tá perdendo eficiência porque tá perto do fim da vida dela mesmo, aí não tem jeito, tem que trocar mesmo e pronto, da mesma maneira que se o problema for algum defeito nela, por exemplo, um vazamento da solução que tem dentro dela, que normalmente faz juntar aquela crostinha esverdeada nos polos, desse jeito aqui, ou um estufamento dela que também indica um problema sério.
E como fazer pra evitar esses perrengues e, principalmente, pra evitar que ela tenha um piripaque mesmo e te largue no meio do trânsito, no horário de pico, debaixo de chuva? Porque é sempre assim que dá o problema, né? Na pior situação! Comenta aqui se isso já te aconteceu?
Bom, Manutenção Preventiva é sempre o melhor caminho pra evitar que qualquer problema aconteça no teu carro e aqui não é diferente. Nas revisões, pede sempre pra pessoa que cuida do teu carro testar a Bateria e ver como tá a saúde dela e fica de olho no tempo que ela já tá no carro, lembrando que esse componente costuma durar entre 3 e 5 anos, e toma cuidado em como você consome a carga dela. Mantenha os faróis apagados enquanto o carro tá desligado, evite usar as luzes internas e o rádio nessa condição também e, principalmente, ande com seu carro! Dê tempo ao Alternador para devolver carga pra Bateria em percursos mais longos.
Agora manda essa dica praquela pessoa que vive dando tranco pro carro ligar e já vai aqui pro vídeo onde eu falo sobre como o tranco pode te dar o maior preju!
Esse conteúdo é apoiado pelos CMNers, através do http://apoia.se/cmn
Jose Roberto Silveira
Daniel Soares da Rocha
Vittoria Gabriela Borges Costa
Fabiana Guerra
Anderson Dutra
Thiago Valsani
Suely Aparecida Barretta Roland
Camila Bezerra
Victor Albuquerque
Luis Ramon Jeronymo Leandro