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Usar aditivo no radiador ou não?

Posted by Thais Roland on sexta-feira, maio 04, 2018 in , , , , ,
A gente falou de frio no último Km de Dicas, mas essa semana o Sol resolveu aquecer os coraçõezinhos dos Paulistanos novamente então eu aproveito e converso com vocês sobre aditivos para o radiador.


A galera da Paraflu foi super gentil em contribuir com o conteúdo técnico do post e dar um monte de toques espertos pra gente, como, por exemplo sobre a importância do aditivo, especialmente nos carros mais modernos.

"A importância do aditivo cresce cada vez mais, não só pelas temperaturas maiores de trabalho, mas principalmente pelas leis cada vez mais rigorosas de emissão de poluentes. O sistema de arrefecimento tem ação direta na redução da emissão de gases pelo motor, visto que quando trabalha fora da faixa ideal, a eficiência do motor é reduzida e consome/polui mais, gerando maior quantidade de NOx (óxidos de nitrogênio) e SOx (óxidos de enxofre).
             
Além disto, com a atual tendência de redução do tamanho dos motores (downsizing), a relação potência/cilindrada está ficando cada vez maior, exigindo mais do sistema de arrefecimento e conseqüentemente do aditivo para radiador. Galerias e dutos menores, menor volume do sistema de arrefecimento em geral também demandam maior eficiência na troca térmica do sistema de arrefecimento."

Com relação às funções do aditivo a Paraflu ressalta que "TODO aditivo DEVE exercer as seguintes propriedades:


  • Antifervura: Elevar o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento, aumentando drasticamente a eficiência na gestão da temperatura do motor, já que uma vez que no estado gasoso, a capacidade de remover o excesso de calor pelo aditivo é reduzida drasticamente. Isto resulta em temperaturas de trabalho cada vez maiores para o motor (maiores do que ele foi projetado para trabalhar regularmente), desgaste precoce dos componentes do motor, aumento no consumo de combustível, redução da vida útil de todo o sistema em geral...;
  • Anticongelante: Reduz o ponto de congelamento, ou seja, a temperatura em que o líquido de arrefecimento muda para a fase sólida. Esta propriedade não é muito utilizada em nosso país devido às condições climáticas, mas um detalhe muito importante de ressaltar é que a mesma matéria prima que fornece as propriedades ANTIFERVURA e LUBRIFICANTE (duas funções primordiais para o sistema de arrefecimento) é a mesma que fornece a propriedade ANTICONGELANTE. Quando o líquido acaba por congelar, este leva mais tempo para retornar à fase líquida do que o motor leva para aquecer. Uma vez aquecido, o motor necessita de líquido circulando por ele para se conservar na temperatura correta. Como o aditivo congelado pode demorar mais tempo para circular corretamente pelo sistema, o motor pode sobreaquecer (mesmo que a temperatura externa esteja abaixo de zero!) e sofrer danos graves, como queima da junta..."


Eles também fazem um alerta importante com relação a misturas de produtos: "Outro detalhe bastante importante quando se fala em manutenção do sistema é que o líquido de arrefecimento não deve ser misturado com outros produtos de marca/modelo diferentes. Esta mistura pode causar reações adversas e causar danos no sistema, como a formação de gel/sílica no sistema ou ainda o aceleramento dos processos de corrosão (e não o inverso que seria o esperado do produto)."

E desmistificam a questão da cor do aditivo: "A cor do produto tem a única função de facilitar a identificação de vazamentos e facilitar a visualização do nível no reservatório de expansão. Dito isto, a cor do produto em si não garante que este seja o produto indicado para uso. Aliado ao fato de não existir uma regra ou norma que dite uma cor específica para uma determinada característica de aditivo, o mercado é repleto de produtos semelhantes com cores distintas e vice-versa. Por este motivo, ao se fazer a substituição do líquido de arrefecimento, a cor não é fator determinante na hora da escolha. Isto fica à cargo do tipo do produto (INORGÂNICO, ORGÂNICO e HÍBRIDO)."

O resumo da ópera está no vídeo do Km de Dicas que vocês conferem logo abaixo.


Agora me digam... quais dúvidas vocês ainda têm sobre aditivo? Usa os comentários pra conversar comigo e a gente se vê na semana que vem!

4 Comments


Thais, antes de mais nada, muito legal o blog! COnheci vc vendo que acessorou a tradução do livro de manutenção "for dummies"! Minha dúvida é se quando da troca, devemos fazer aquela "limpeza" do sistema com água, uma vez que vc falou do cl em motores de alumínio. Ainda, existem produtos para promover esta limpeza, antes de colocar o líquido novo. Obrigado!


Olá! Poxa, que legal que gostou do livro!

Sempre importante fazer a limpeza sim, mas tome cuidado com os produtos de Flush, eles são muito agressivos e podem acabar gerando vazamentos que antes não existiam. Tenha sempre a certeza de que o sistema está em ordem antes de usar produtos assim.

Eu recomendo a lavagem com água desmineralizada, a mesma que a gente usa pra misturar com o aditivo.


Um amigo me falou que NUNCA devemos usar água para o radiador. Mas o que eu sei é que Todo mundo usa e repõe com água. O que fazer?


O fluido do radiador não tem que diminuir, pois o sistema é todo fechado. Se ele está diminuindo é porque existe algum vazamento e completar a água só vai mascarar o problema e acabar com a proporção certa entre água e aditivo. Além disso não pode colocar água de torneira. Então, se você percebe que o nível está baixando precisa levar o carro pra oficina e procurar o defeito pra resolver.

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