Google+
0

Rejuvenescendo com um Carro Antigo

Posted by Thais Roland on sexta-feira, abril 27, 2018 in , , , , ,

Dizem que sorrir reduz o estresse, fortalece o sistema imunológico, afasta depressão, melhora o sistema circulatório, combate rugas, melhora a produtividade e aumenta a longevidade...

Eu não sei dizer pra vocês se tudo isso é verdade ou não, mas posso dizer que dar um rolê num carro antigo faz tudo isso aí comigo! Talvez, resultado do largo sorriso que isso me estampa no rosto!

Essa semana fui visitar a oficina do meu amigo Fabricio, em Carapicuíba. É uma Castrol Auto Service que fica na Av. Dep. Emílio Carlos, 1902. A ideia era conhecer o espaço dele, bater um papo e tudo mais, mas quem tem amigos tem tudo nessa vida, né, gente? Ele já tinha me convidado pra ir lá, mas dessa vez deu uma trucada, porque estava com uma jóia na oficina e queria que eu conhecesse.

Eu nem vou falar mais nada, só vou colocar o vídeo aqui pra vocês darem uma olhada no que rolou. :)


Também não vou pedir desculpas pelo tamanho do vídeo, eu jamais teria coragem de editar esse ronco!
<3 p="">
Agora vou deixar vocês curtindo a invejinha e esperando o próximo post. :) Não esqueçam de usar os comentários pra conversar comigo e até o próximo, Cois@s!

0

Hora de verificar o tanque de partida a frio!

Posted by Thais Roland on sexta-feira, abril 20, 2018 in , , , ,
Eu não sei vocês aí no resto do Brasilzão, mas aqui em Sampa as temperaturas já estão despencando deliciosamente! O que motiva a dica de hoje, já que a galera friorenta sofre e os carros também.

Não é regra, mas a gente pode fazer o famoso "mais ou menos" e dizer que a maioria dos carros flex, quando abastecidos com etanol (álcool) tem uma certa dificuldade pra pegar em temperaturas menores que 15 graus. Até com mistura de combustíveis no tanque essa dificuldade pode aparecer, em geral quando temos mais de 90% dele abastecido com etanol.

As montadoras têm várias formas de contornar esse problema, desde a época dos carburadores que já contavam com os tais afogadores. O afogador restringia a passagem de ar, o que enriquecia a mistura (mais combustível que ar) dentro do coletor e ajudava o carro a funcionar nas temperaturas mais baixas. Alguns até já tinham o tanque de partida a frio abastecido com um tiquinho de gasolina, que hoje é tão comum.


Carros mais modernos já possuem outras estratégias, como injeção direta e alguns pré-aquecem o sistema pra facilitar a partida. Mas se o seu carro ainda usa o reservatório de partida a frio você precisa se preocupar com ele agora que estamos saindo das épocas mais quentes do ano.

As montadoras recomendam o uso de gasolina aditivada nesse reservatório e isso tem um motivo muito importante: a gasolina aditivada dura mais que a comum. Enquanto a gasolina comum pode durar por volta de 3 meses dentro do tanque, a aditivada passa de um ano. Passa de um ano mas não chega a dois! Por isso ela ainda precisa ser trocada todo ano (se não for completamente usada), já aproveitando pra dar aquela limpada no sistema.

No vídeo dessa semana tem uma amostra de gasolina retirada desse reservatório depois de muito tempo lá paradinha. Quando a gasolina estraga perde muito da sua propriedade calorífica e fica "gosmenta", o que pode causar problemas sérios sujando e entupindo parte do sistema de injeção.


Nunca é demais ressaltar a importância da Manutenção Preventiva, né? Um sistema entupido vai te dar uma arrombadinha no bolso, enquanto fazer a manutenção antes sempre custa mais barato. Sem contar o inconveniente de ficar tentando dar partida no carro, pela manhã, sem sucesso, até acabar com a bateria e ter que enfrentar o busão lotado no dia mais frio do ano.

Você sabe se seu carro tem o tanque de partida a frio? Vai lá descobrir, resolve o lance da gasolina e depois corre aqui pra me contar como foi! :) Até o próximo post, galerinha linda!

0

Prestando atenção nos amortecedores

Posted by Thais Roland on sexta-feira, abril 13, 2018 in , , ,
Amortecedor é assunto sério. Não é só conforto que depende dele, mas também segurança, já que eles influenciam na estabilidade do carro. O duro é saber quando tá na hora de trocar, já que a gente vai se acostumando com o desgaste e fica difícil perceber quanto eles já estão no fim da vida.

O bom é que vocês têm o CMN que ajuda a ver essas coisas, né? Eu estive na Monroe e o Juliano deixou umas dicas bem bacanas de como a gente pode testar os amortecedores sozinhos pra perceber os sinais de desgaste. Eu falo sobre isso no vídeo dessa semana


mas vocês também podem conferir por aqui.

Marcas nas hastes do amortecedor podem aumentar o desgaste do retentor e causar vazamentos, muita sujeira também pode fazer isso. O amortecedor não pode ter partes amassadas e a gente sempre precisa dar uma olhada no estado do batente (se você ouve barulho na suspensão ele pode ser o culpado).

Buchas de fixação estouradas e desgastes irregulares nos pneus, na parte central, em forma de concha, também têm relação com os amortecedores.

Sentir o carro também é importante. Além de notar barulhos, precisamos prestar atenção ao comportamento dele nas arrancadas e nas frenagens. O carro não pode empinar demais nem mergulhar excessivamente. Amortecedores ruins podem, inclusive, alterar a distância para frenagens e comprometem seriamente a estabilidade do veículo.

Movimentos laterais em curvas e pneus derrapando nessa situação (às vezes o pneus chega a perder contato com o piso e fica com um aspecto escamado, que também pode ser sentido quando passamos a mão por ele) podem ser fortes indícios de desgastes nos amortecedores, assim como oscilação demais quando passamos em lombadas.

Como eu já ensinei a tirar o pneu do carro, corre pra garagem e vai lá fuçar pra ver como estão os amortecedores do seu possante! Depois volta e me conta tudo! Beijokas, Cois@s, e até o próximo post!


0

Cuidados com as palhetas do limpador de para-brisa

Posted by Thais Roland on sexta-feira, abril 06, 2018 in , , , , , , ,

A gente não dá atenção pro limpador de para-brisa até pegar aquela chuva que chega de surpresa e perceber que as palhetas já não estão limpando mais nada, ou então aquela garoinha que emporcalha o vidro todo quando o reservatório de água tá completamente vazio.

O reservatório não tem desculpa! Tem que verificar sempre, junto com aqueles outros itens de garagem que eu não canso de mostrar pra vocês: óleo do motor, líquido de arrefecimento (água do radiador) e fluido de freio.

As palhetas do limpador de para-brisa são feitas de borracha e ressecam pela exposição às variações de temperatura. Por isso elas devem ser trocadas todo ano e alguns cuidados ajudam a prolongar a vida da peça, como colocar pra sempre, junto com a água do reservatório, pra retardar o ressecamento.

E na hora de limpar tem que usar só água e, no máximo, sabão neutro, conforme dicas da Bosch, que também fabrica palhetas de reposição pro mercado automotivo. Eles também dão um toque pra verificar se os braços do limpador estão em ordem e se os furos do esguicho do limpador estão desobstruídos.

Nosso vídeo dessa semana, no Km de Dicas trata desse assunto.


Divirta-se checando e, se necessário, trocando as palhetas do seu carro (inclusive as traseiras, hein) e não esquece de usar os comentários pra conversar comigo. Até mais, Cois@s!

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.