A Fiat colocou um Argo na minha mão e o resultado foi…
A primeira coisa que eu quero dizer é que o carro é muito divertido! De verdade! Ele é super confortável e tem um monte de facilidades que realmente ajudam a conduzir o carro. Alguns podem chamar de perfumaria, mas é uma delícia ver o espelho retrovisor direito se ajustar sozinho pra você estacionar assim que você engata a ré. Eu poderia ajustar o espelho manualmente? Sim, poderia. Eu poderia apoiar o braço direito no banco do passageiro e olhar pra trás? Claro que poderia. Mas o retrovisor se ajustar SOZINHO pra me ajudar é o carro sendo gentil comigo e é adorável!
Os controles de menus e telefone no volante também são de grande ajuda, apesar de eu não me acostumar com essas modernidades e me atrapalhar todinha cada vez que o celular tocava conectado ao CarPlay, mas até aí, o problema sou eu, não o carro, ele tentou me ajudar, tentou mesmo. Hahaha
Outra função que não é novidade, mas é uma coisa bem bacana é que ele te dá um toque quando você precisa mudar de marcha com uma indicaçãozinha luminosa no painel de instrumentos. Eu tenho que admitir pra vocês que ODEIO COM TODO O MEU SER quando o carro quer me ensinar a dirigir, mas a intenção dessa função é realmente muito nobre. Se você seguir as instruções de mudança de marcha que ele te sugere você estará fazendo o melhor tipo de condução, otimizando consumo de combustível e emissão de poluentes, então, obedeça ao Argo. :)
Na chave de seta também tem um detalhe que poucos conhecem. Se você der só um toquinho nela ela vai piscar 5 vezes pro lado correspondente e parar. Isso é um auxílio pra você mudar de faixa, já que nesse caso a gente não gira o volante o suficiente pra chave de seta destravar o mecanismo. É muito bacana isso.
Um comportamento genioso que notei no carro foi com relação à comunicação do celular com o computador de bordo. Quando eu estava usando o GPS no celular e ouvindo uma rádio no carro, cada vez que a mina do GPS falava comigo ela desligava a música e não voltava mais. Isso parou de acontecer quando desisti do rádio e coloquei a música no celular também. Ainda assim, de vez em quando a minazinha do GPS falava comigo pelo sistema de som do carro e, de vez em quando, pelo próprio celular. Bizarro. Mas no final das contas a gente acabou rindo disso. Hahaha (só da câmera de ré travar que eu não ri tanto assim... oops)
E eu nunca tinha dirigido um carro com sistema Start/Stop (tem um post falando sobre isso AQUI). O Argo tem e eu me diverti horrores brincando com a funcionalidade! (E... eu sou uma criança... qualquer paixão me diverte).
E olha... o carro é bonzinho com o bolso, viu! Usei Etanol o tempo todo, rodamos mais de 3.000km com ele em 7 dias e gastamos R$ 270,00 de combustível. Ele fez uma média de 11km/l no trajeto todo (isso levando em conta um pezinho meio pesadinho e um contratempo que fez a gente acelerar um tiquinho mais).
Isso tudo incluiu:
- Uma visita ao Templo Zu Lai, em Cotia, que é pura paz e todo mundo devia ir lá pelo menos uma vez na vida (eu pretendo ir mais)
- Com direito à uma breve passadinha no Orquidário Mucuripe, também em Cotia, de onde é impossível sair sem alguns vazinhos lotados de florzinhas
- Uma viagenzinha à Ubatuba, pegando a estrada de Taubaté, que é divertidíssima e super vale a pena conhecer
- Um retorno à São Paulo pela estrada que passa por Salesópolis (pra tomar café da manhã com mamãe e papai. Hehehe). Essa estrada também é bem divertida pra quem curte dirigir e ainda tem a vantagem de não ter pedágios
- Uma super viagem até Ribeirão Preto, que teve um bônus até Ituverava, por aquelas estradas em linhas retas a perder de vista!
Veredicto? Pra uma família pequena (só um casal, ou um casal e mais um bacuri ou um cãozinho) o Argo é um carro super bacaninha! Ele é ágil, é confortável, é estável e divertido nas curvas. O porta-malas não é lá muito grande, mas também não é a intenção dele. Como a tradição Fiat as peças de reposição são acessíveis e qualquer oficina mexe nele, fazendo com que a manutenção seja mais barata. Sem contar que o design dele é fofíssimo! :) Ah! E o console central não é gigantesco, o que permite que os amantes apaixonados consigam ficar com as mãozinhas nas pernas um do outro e manter a chama do Amor acesa! (Lê esse post AQUI pra entender a referência. Hehehe)
Mas é claro que nunca é tão legal ler sobre o que os outros fizeram com o carro do que fazer também, né? A gente pode resolver parte disso. Eu filmei a experiência todinha pra preparar o episódio piloto do Cartografia do Asfalto pra vocês. O vídeo tá quase pronto e vocês vão ver como ficou bacana e como vocês vão poder participar ainda mais das aventuras do Novo CMN!
Beijokas, Coisos lindos do meu coração! Até a próxima! Eu amo vocês!