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O que você queria saber sobre Start/Stop mas tinha medo de perguntar
Posted by Thais Roland
on
sexta-feira, setembro 22, 2017
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Bosch,
Combustível,
economia,
Emissão de Poluentes,
Fiat,
Start/Stop,
Tecnologia
Como o sistema Start/Stop é novidade pra gente aqui no Brasil, algumas dúvidas atormentam as pessoas que querem comprar um carro novo e vêem esse item na descrição. Por isso, fui atrás da Bosch e da Fiat pra esclarecer algumas coisas e trazer pra vocês.
Começando pelo básico, o Start/Stop é um sistema que desliga e liga automaticamente o motor de combustão em situações em que o veículo permanece parado no trânsito, por exemplo, no semáforo.
O desligamento só é feito quando uma série de condições são atendidas (estado de carga da bateria, temperatura do cofre do motor).
Tratando-se de um veículo com transmissão manual, o motor de combustão será ligado quando a embreagem for pressionada, sendo um veículo automático o motor de combustão será ligado ao tirar o pé do pedal de freio.
Além disso, o motorista, em determinadas situações e conforme o seu desejo, tem total autonomia de inibir ou mesmo religar o sistema Start/Stop de forma bem simples e rápida.
A Bosch tem um videozinho instrutivo pra mostrar como funciona, mas sim, eu só coloquei aqui pra obrigar vocês a lerem. Muahaha!
Em 2014, o Uno foi primeiro veículo produzido no Brasil a ter o sistema de série no modelo Evolution. O sistema Start/Stop que equipa o Uno é basicamente o mesmo que está presente na Europa, com o grande diferencial de também funcionar em veículos Flex Fuel.
Uma preocupação de donos de automóveis com esse sistema é com relação à bateria, mas tanto a Bosch quanto a Fiat asseguram que todos os componentes de desgaste do motor de partida foram alterados para suportar o maior número de partidas. O novo motor de partida tem durabilidade muito superior aos motores de partida convencionais.
A Bosch explica ainda que a bateria também foi alterada para suportar um maior número de partidas, lembrando que são partidas de baixo consumo de corrente, já que são partidas quentes.
Sobre a extinção do motor de arranque, a Bosch esclarece que hoje, na Europa, existem outros tipos de sistema que combinam a função Start/Stop, como o Boost Recovery Machine (BRM) da Bosch. Este tipo de sistema, em alguns casos, pode eliminar o motor de arranque e fazer a partida diretamente pela correia.
O mercado de reposição conta com baterias diferenciadas para aplicação em veículos com grande quantidade de equipamentos elétricos e eletrônicos, como o sistema Start/Stop.
E sobre o ar condicionado? É sabido que o sistema de resfriamento dele só funciona com o motor ligado... aí como fica em um carro que desliga durante paradas longas?
Primeiramente é importante ressaltar que a estratégia de funcionamento do ar condicionado é decidida pela montadora, portanto não existe um link direto entre o sistema Start/Stop e o funcionamento do ar. Dentre as inúmeras aplicações que existem na Europa, existem várias estratégias de funcionamento do AC.
Seguindo o exemplo do Uno, quando o ar-condicionado está ligado e ocorre o desligamento do motor pela função Start/Stop, somente o compressor do ar-condicionado é desligado. Assim, a ventilação interna permanece em funcionamento. O ar frio que existe na tubulação continua a ser direcionado para a cabine propiciando sensação de resfriamento ainda por um tempo (período este geralmente similar ao de um semáforo, por exemplo). Após 160 segundos com o veículo desligado, o mesmo religa automaticamente. Em situações em que o motorista desejar, também será possível desligar o sistema Start/Stop com um simples apertar de um botão localizado no painel.
Outra preocupação é com o sistema de iluminação, já que, enquanto o carro está desligado, ele consome carga da bateria, mas também trata-se de uma estratégia que cada montadora determina para cada veículo. Para que o condutor do veículo não perceba um “enfraquecimento” da iluminação interna e/ou externa durante a partida, algumas alterações no sistema de iluminação podem ser necessárias.
A parte mais legal do sistema é sobre o consumo de combustível! Já ouvi absurdos por aí... gente dizendo que o fato de o carro ficar dando partida toda hora vai aumentar o consumo, mas a verdade é que o sistema Start/Stop pode ajudar a reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO2. Já a economia de combustível está relacionada ao tipo de ciclo urbano, em algumas situações é possível economizar mais de 20% de combustível.
Um dado interessante é que estima-se que até o fim de 2016 foram comercializados aproximadamente 10 mil veículos com o sistema no Brasil e a previsão para 2017 é que serão vendidos aproximadamente mais 150 mil veículos com o sistema Start/Stop. Ou seja, o novo sistema fará parte das nossas vidas assim como os freios ABS e os AirBags! Preparem-se.
Por hoje é só, pessoal! Até o próximo e muitos beijos pra vocês! Muak!
Começando pelo básico, o Start/Stop é um sistema que desliga e liga automaticamente o motor de combustão em situações em que o veículo permanece parado no trânsito, por exemplo, no semáforo.
O desligamento só é feito quando uma série de condições são atendidas (estado de carga da bateria, temperatura do cofre do motor).
Tratando-se de um veículo com transmissão manual, o motor de combustão será ligado quando a embreagem for pressionada, sendo um veículo automático o motor de combustão será ligado ao tirar o pé do pedal de freio.
Além disso, o motorista, em determinadas situações e conforme o seu desejo, tem total autonomia de inibir ou mesmo religar o sistema Start/Stop de forma bem simples e rápida.
A Bosch tem um videozinho instrutivo pra mostrar como funciona, mas sim, eu só coloquei aqui pra obrigar vocês a lerem. Muahaha!
Em 2014, o Uno foi primeiro veículo produzido no Brasil a ter o sistema de série no modelo Evolution. O sistema Start/Stop que equipa o Uno é basicamente o mesmo que está presente na Europa, com o grande diferencial de também funcionar em veículos Flex Fuel.
Uma preocupação de donos de automóveis com esse sistema é com relação à bateria, mas tanto a Bosch quanto a Fiat asseguram que todos os componentes de desgaste do motor de partida foram alterados para suportar o maior número de partidas. O novo motor de partida tem durabilidade muito superior aos motores de partida convencionais.
A Bosch explica ainda que a bateria também foi alterada para suportar um maior número de partidas, lembrando que são partidas de baixo consumo de corrente, já que são partidas quentes.
Sobre a extinção do motor de arranque, a Bosch esclarece que hoje, na Europa, existem outros tipos de sistema que combinam a função Start/Stop, como o Boost Recovery Machine (BRM) da Bosch. Este tipo de sistema, em alguns casos, pode eliminar o motor de arranque e fazer a partida diretamente pela correia.
O mercado de reposição conta com baterias diferenciadas para aplicação em veículos com grande quantidade de equipamentos elétricos e eletrônicos, como o sistema Start/Stop.
E sobre o ar condicionado? É sabido que o sistema de resfriamento dele só funciona com o motor ligado... aí como fica em um carro que desliga durante paradas longas?
Primeiramente é importante ressaltar que a estratégia de funcionamento do ar condicionado é decidida pela montadora, portanto não existe um link direto entre o sistema Start/Stop e o funcionamento do ar. Dentre as inúmeras aplicações que existem na Europa, existem várias estratégias de funcionamento do AC.
Seguindo o exemplo do Uno, quando o ar-condicionado está ligado e ocorre o desligamento do motor pela função Start/Stop, somente o compressor do ar-condicionado é desligado. Assim, a ventilação interna permanece em funcionamento. O ar frio que existe na tubulação continua a ser direcionado para a cabine propiciando sensação de resfriamento ainda por um tempo (período este geralmente similar ao de um semáforo, por exemplo). Após 160 segundos com o veículo desligado, o mesmo religa automaticamente. Em situações em que o motorista desejar, também será possível desligar o sistema Start/Stop com um simples apertar de um botão localizado no painel.
Outra preocupação é com o sistema de iluminação, já que, enquanto o carro está desligado, ele consome carga da bateria, mas também trata-se de uma estratégia que cada montadora determina para cada veículo. Para que o condutor do veículo não perceba um “enfraquecimento” da iluminação interna e/ou externa durante a partida, algumas alterações no sistema de iluminação podem ser necessárias.
A parte mais legal do sistema é sobre o consumo de combustível! Já ouvi absurdos por aí... gente dizendo que o fato de o carro ficar dando partida toda hora vai aumentar o consumo, mas a verdade é que o sistema Start/Stop pode ajudar a reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO2. Já a economia de combustível está relacionada ao tipo de ciclo urbano, em algumas situações é possível economizar mais de 20% de combustível.
Um dado interessante é que estima-se que até o fim de 2016 foram comercializados aproximadamente 10 mil veículos com o sistema no Brasil e a previsão para 2017 é que serão vendidos aproximadamente mais 150 mil veículos com o sistema Start/Stop. Ou seja, o novo sistema fará parte das nossas vidas assim como os freios ABS e os AirBags! Preparem-se.
Por hoje é só, pessoal! Até o próximo e muitos beijos pra vocês! Muak!