Google+
2

CMN Entrevista: Milton Rubinho e seu Ford Focus #71

Posted by Thais Roland on quarta-feira, agosto 02, 2017 in , , , , , , , , , ,
Essa entrevista é super interessante por si só, mas o motivo que levou a ela neste momento é mais show ainda. Eu nunca tinha visitado um dinamômetro e então o Milton (que você pode seguir no Facebook e no Instagram) me convidou pra ir com ele até a Hard Garage (que você pode seguir no Facebook e no Instagram) pra fazer um acerto no Focus usando o dino de rolo deles.

#Focus71 esperando sua vez pra entrar no dino

Super topei e aí, pra contar os detalhes do evento, achei mais legal que ele fizesse isso. Então… veio a entrevista.

CMN: Milton, conta pra gente, antes de mais nada, qual a sua formação e com o que você trabalha atualmente.

MR: Olá Thais! Bom, eu estou na área mecânica já há algum tempo (quase 20 anos!). Mas resumindo, sou formado no SENAI em Mecânico de Manutenção, ETEC como Técnico de Automobilismo e sou Engenheiro de Produção Mecânica.

Atualmente, atuo como Técnico em Testes de Motores na GMB/Chevrolet.

E o que eu faço, na prática? Sou pago para testar motores que só estarão nas ruas daqui há alguns anos, num dinamômetro de bancada (maquina diferente à utilizada nos testes que fizemos para o CMN). E eu gosto muito do que faço!

Carro sendo preparado e instalado no dinamômetro

CMN: Agora conta sobre o Focus. Primeiro, os detalhes dele e da preparação que você fez no carro.

MR: É um Focus GL 1.6 2008, que já não tem muita coisa original. Ele é utilizado em competições amadoras de automobilismo, e para tanto, recebeu modificações em freios(Muito necessárias!), suspensão(Sim, ele é rebaixado! Mas com molas e amortecedores apropriados para tal, que ainda conseguem um nível bom de conforto), rodas e pneus, transmissão e, mais importante na nossa matéria, o motor.

Basicamente, é um motor Zetec Rocam 1.6l igual o que equipa outros carros da Ford, mas com modificações em cabeçote(comando de válvulas e retrabalhos na câmara de combustão e nos dutos), alimentação e ignição(tudo gerenciado por um modulo em separado da ProTune), admissão de ar e escapamento. E tudo ajustado por mim, contando com auxilio de vários amigos também. Afinal, amigos servem para isso, não é?

CMN: É seu carro de uso diário também, certo? Como isso funciona? Sei que até seu pai dirige o carro.

MR: Sim! Eu vou e volto de trabalho, viagens, passeios variados e, durante um tempo, foi utilizado até pelo meu pai para levar minha mãe ao mercado, médico, etc. Gosto de poder ir aos lugares com ele, e mais que isso, gosto de chegar nas competições com ele, curti-lo na pista e voltar com ele para casa!

Acelera!!!

CMN: Conta um pouco do seu histórico com competições e sobre as provas que já fez com o Focus.

MR: Vamos lá! Comecei competindo logo na primeira semana em que fui proprietário dele, nos eventos de Regularidade realizados em Interlagos. Com ele, fui vice-campeão em 2013 e campeão em 2014 em tais eventos, e juntamente a isso participo também em  track-days, Hot Lap e Pro-Solo.
Um evento muito legal em que participei com ele foi o Dirt Day: um dia inteiro correndo numa pista de terra. Sensacional!(Quer dizer, to tirando poeira dele até hoje...)

CMN: Agora, sobre nossa visita a Hard Garage, você pode contar pro pessoal que não sabe do que se trata, o que é um dinamômetro e pra que ele serve?

MR: Um dinamômetro de rolo, equipamento utilizado nessa visita, é um equipamento no qual podemos medir a potência e o torque do motor de um carro através da medição da potência nas rodas desse carro, e com isso, podemos melhorar tais valores e verificar algum problema.

O carro fica com as rodas de tração sobre um rolo de metal, e ao acelerar o carro, o movimento da roda do carro é passado a esse rolo, e calculado através de uma célula de carga. Daí, as informações são passadas a um computador que nos mostra os valores atingidos.

Ta confuso demais??? Simples: É uma esteira ergométrica de carro!

Testando, ajustando e testando novamente. Tudo com o Tablet. Moderno, não?

CMN: E o que você foi fazer lá hoje no seu carro?

MR: Eu havia trocado o motor em maio, e com isso, precisava aferir e ajustar o novo coração do veículo. E podemos dizer: tá bem saudável! Gostei dos resultados!

CMN: Agora, conta pros nossos leitores mais aficionados, quais foram seus resultados de hoje no dino.

MR: Antes dessa passagem, o motor tinha por volta de 130 cv, e mais umas coisinhas que não estavam legais no comportamento dele. Hoje, conseguimos 135 cv, e o motor está bem mais liso!

Essa é a Tela da Verdade! Onde vemos se o coração está saudável ou não.

CMN: Sei que você é um grande incentivador da cultura de competição automotiva. Que dica você dá pra quem curte esse mundo e gostaria de fazer parte dele, mas não sabe por onde começar?

MR: Bom, há varias formas de se iniciar no esporte a motor, mas convenhamos, é um esporte caro.

Uma forma interessante é buscando eventos nos quais você pode competir com seu próprio veículo, e sim, é possível andar em um carro mais “normal”, até mesmo um 1.0l, e se divertir em muitas pistas por ai!

Diga-se de passagem: divertido e seguro, tanto para você próprio quanto para quem está no transito contigo. É tranqüilizante poder andar rápido num ambiente que não tem cachorro atravessando a pista, criança correndo atrás de pipa, pedestres, ônibus, caminhões, motociclistas e outros.

CMN: Considerações finais?

MR: Gostaria de agradecer a ti pela oportunidade de escrever para o CMN, ao pessoal da Hard Garage, ProTune, Auto Eletrico Sacomã e aos muitos amigos que estão sempre ajudando ou mesmo torcendo para dar tudo certo! Muito obrigado a todos!

CMN: O CMN que te agradece, Rubinho! 

Gostou da entrevista? Pra encerrar, vamos deixar um gostinho de como é dentro do dinamômetro, ao vivo. hehehe. Até a próxima, Coisos!!!



2 Comments


Da-lhe garoto... 135 é ? Sou testemunha do que esse carro pode fazer. Miltim é um amigo querido e muito respeitado especialmente lá em Interlagos como profundo conhecedor de motores e outras traquitanas... E escreve sempre que sobra tempo para o site "nobres do grid" falando de.... motores.


Parabens!!!!! Milton e continue acelerando muito com humildade e alegria !!!!

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.