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Fusca funcionando com vapor de combustível - NÃO!!!

Posted by Thais Roland on sábado, setembro 10, 2016 in , , , , , , , , ,
Ok... tanta gente me marcou nesse vídeo (e continua marcando) que me sinto na obrigação de comentar.


Nessa vida o importante não é dinheiro, não é ter coisas, não é rezar... o importante é ter informação! Só assim o "serumaninho" evolui. Este caso não é diferente!

Esse vídeo tomou proporções assustadoras! Enquanto eram só alunos meus me marcando nele pra sacanear tava tudo bem, mas quando gente que ainda não entende bem começa a me marcar pedindo informações de como fazer, é preocupante! Então vamos esclarecer...

O Fusca (ou qualquer outro carro que trabalhe com motores parecidos) tem uma refrigeração mista. O que significa que não dependem apenas do ar para manter a temperatura do motor. No caso do Fusca ele também usa o óleo para essa função - e é por isso que tem um radiador de óleo no motor - e o combustível! SIM! Ele usa combustível para diminuir a temperatura do motor!

Para quem nunca viu o motor de um Fusca pode ficar confuso. Para quem já viu e reparou nas aletas faz sentido o lance da refrigeração a ar, mas para quem conhece o motor do Fusca aberto e para pra analisar percebe que tem partes ali onde o ar nunca chega e seria impossível diminuir a temperatura. Nas partes móveis tem óleo passando e ele ajuda na tarefa de arrefecimento, mas o que fazer para diminuir a temperatura das câmaras de combustão?

Combustível! Usar uma mistura rica, ou seja, mais combustível do que o necessário para a queima, é que faz essa função. Quando injetamos mais combustível no cilindro, parte dele queima, como esperado e o excedente lava as paredes do cilindro para diminuir a temperatura da câmara. Simples assim.

Então.... voltando ao vídeo estúpido.... SE (e é um grande "se") o vídeo é real e o cara não está usando nenhum outro recurso pra jogar gasolina no sistema, o motor pode até funcionar, mas andar com o carro nessas condições fundiria o motor em pouquíssimo tempo. Levando em conta que a retífica de um motor não é nada barata e que está cada vez mais difícil achar peças e bons profissionais que trabalhem com esses motores, fundir o pobre do Fusquinha por falta de informação não parece ser algo "que vale a pena tentar pra ver se funciona mesmo".

Uma boa leitura em materiais relativos à refrigeração destes motores já teria resolvido a inquietação do povo, ou então, uma boa olhada nas regulagens do carburador do Fusca e uma breve análise da proporção da mistura também esclareceria o "mistério".

Ou então....... e agora aproveito pra fazer o merchan..... Fazer um curso com a gente! hahaha. Neste mês, por exemplo, teremos um Workshop exatamente sobre os Fuscas! Pra quem ainda tem dúvidas sobre este ou outro detalhe do modelo, é só vir perguntar pra gente! Simples, né? ;)


Pronto! Agora que tenho a resposta pra esse absurdo pronta, tudo o que tenho a fazer é copiar o link pra este post nos comentários na próxima vez que me marcarem no vídeo ou perguntarem sobre. hahaha

Beijos procêis, Coisos! Até a próxima!

3 Comments


Opa Thais.
Andei vendo estes vídeos sobre vapor de gasolina, não so em aspirados mas nos refrigerados e realmente alguns impressionam, nessas épocas de inflação galopante, mais pela perspectiva de economia. Mas, quando a esmola é grande...
Comentei no meu trabalho, que não tem nada a ver com carros, e a reação foi imediata. Você esta louco!!! E busquei algo sobre o lado negro da força nesse oasis que é o boom do vapor.
Te encontrei e agora, tecnicamente falando, e depois de seus alertas, vamos deixar o fusquinha como está certo! Afinal, ele é de uma geração que gostava de beber. Como transformar um gasolatra (afinal o meu - tenho um 78 - não é beberdor de alcool ;) ) num veiculo que não consome tanto combustível? Sem chance.
Nesse caso melhor investir num carro zero.
Parabéns pelo blog, gostei muito de seu post e continue trazendo sempre conteúdo para todos.
Forte abraço
Luiz


E como funciona as kombi a gás Gnv, não teria o mesmo problema?


O GNV talvez seja ainda pior, Zé. Como é um gás ele não lubrifica nem resfria certas peças do motor como a gasolina faria. Isso acelera demais o desgaste do motor. Tanto que em alguns casos nem dá pra salvar com uma retífica.

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