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Carroriosidades - Sistema Locker
Posted by Thais Roland
on
quarta-feira, abril 18, 2012
in
Carroriosidades,
Carros,
Diferencial,
Fiat,
Locker
Quando publiquei o post do comparativo entre pickups, na semana passada, surgiu uma discussão no Facebook sobre o sistema Locker, da Fiat, e fiquei de colocar um post por aqui explicando melhor sobre ele. Entããããoooo.... aí vai...
Pra falar de Locker, tenho que falar de diferencial antes. Mas eu não preciso, necessariamente, falar sobre isso. Assisti um vídeo no Senai, explicando como funciona o diferencial, que cabe perfeitamente aqui. Basicamente, ele existe pra que as rodas traseiras do carro possam girar de forma indepentente. Isso é importante nas curvas, já que uma roda sempre gira mais do que a outra durante a curva. (o vídeo é da GM, está em inglês e é muuuuuito antigo, mas qualquer um consegue entender o diferencial com ele observando o modelo que os caras fizeram. ;) enjoy)
Agora que você já entendeu como o diferencial funciona e já sabe pra que ele serve..... O sistema Locker bloqueia o funcionamento do diferencial. Estranho? Inútil? Bizarro? Burro? Não!!!! Super eficiente pra quando você precisa sair de um atoleiro! Nesta situação você QUER que as rodas girem juntas porque é o impulso que o carro precisa pra sair do sufoco.
Super simples, né? A Fiat só coloca o sistema Locker nas versões Adventure dos carros porque é, supõe-se, onde ele é necessário. Espera-se que ninguém enfie seus carros de passeio em circuitos de rally... se essa idéia passa pela sua cabecinha transtornada (como passa pela minha. hahaha) compre um carro com o recurso Locker e seja feliz, amigo! :D
Espero que tenham gostado. Até o próximo! ;)
Ps.: este post é dedicado ao meu amigo Borges, que perguntou sobre o Locker no FB e à linda da Liana, que aprendeu direitinho como funcionava e explicou pro Borges antes de mim! ;)
Pra falar de Locker, tenho que falar de diferencial antes. Mas eu não preciso, necessariamente, falar sobre isso. Assisti um vídeo no Senai, explicando como funciona o diferencial, que cabe perfeitamente aqui. Basicamente, ele existe pra que as rodas traseiras do carro possam girar de forma indepentente. Isso é importante nas curvas, já que uma roda sempre gira mais do que a outra durante a curva. (o vídeo é da GM, está em inglês e é muuuuuito antigo, mas qualquer um consegue entender o diferencial com ele observando o modelo que os caras fizeram. ;) enjoy)
Agora que você já entendeu como o diferencial funciona e já sabe pra que ele serve..... O sistema Locker bloqueia o funcionamento do diferencial. Estranho? Inútil? Bizarro? Burro? Não!!!! Super eficiente pra quando você precisa sair de um atoleiro! Nesta situação você QUER que as rodas girem juntas porque é o impulso que o carro precisa pra sair do sufoco.
Super simples, né? A Fiat só coloca o sistema Locker nas versões Adventure dos carros porque é, supõe-se, onde ele é necessário. Espera-se que ninguém enfie seus carros de passeio em circuitos de rally... se essa idéia passa pela sua cabecinha transtornada (como passa pela minha. hahaha) compre um carro com o recurso Locker e seja feliz, amigo! :D
Espero que tenham gostado. Até o próximo! ;)
Ps.: este post é dedicado ao meu amigo Borges, que perguntou sobre o Locker no FB e à linda da Liana, que aprendeu direitinho como funcionava e explicou pro Borges antes de mim! ;)