Sexo, Drogas e.... não só o Rock N' Roll
É fácil chamar roqueiro de maconheiro... até rima. Mas o abuso de drogas não é exclusividade do bom e velho RNR e artistas de outros estilos fazem músicas em homenagem aos seus vícios tanto quanto nossos queridos cabeludos com calças de couro.
Ok... a gente ganha em volume...
I Wanna be Sedated do Ramones, Master of Puppets do Metallica, Confortably Numb do Pink Floyd, Mr. Brownstone do Guns N' Roses, Hurt do Nine Inch Nails, Bad do U2, Space Oddity do David Bowie, Mountain Song do Jane's Addiction, Sweet Leaf do Black Sabath, Dr. Feelgood do Mötley Crüe, Under the Bridge do Red Hot Chilli Peppers, Lit Up do Buckcherry........... a lista é gigantesca...
Quando se trata da galera dos anos 60 e 70 então... vixe maria! Cocaine do Eric Clapton, Hotel California do Eagles, Cocaine Blues do Johnny Cash, Needle and the Damage Done do Neil Young, Mother's Little Helper e Brown Sugar do The Rolling Stones, King Heroin do James Brown, The Pusher do Steppenwolf, Heroin do Velvet Underground, Lucy in the Sky With Diamonds e Daytripper do The Beatles, Purple Haze do Jimi Hendrix, White Rabbit do Jefferson Airplane e vai looooooonge essa lista também!
Mas aquele monte de gente que seus pais dizem que são músicas de verdade, e não essa barulheira que você ouve e sei lá mais o que também são beeeem chegados num alucinógeno.
Alguns exemplos? Lá vai...
Fire and Rain - James Taylor
I'd Rather Go Blind - Etta James
Wacky Dust - Ella Fitzgerald
Let's Go Get Stoned - Ray Charles
Whiter Shade of Pale - Procol Harum (é... pois é...)
Cloud Nine - The Temptations
Medicine Jar - Paul MacCartney (acha que ele se redimiu depois que saiu do Beatles e ficou velho? NADA!!!)
E a lista também não fica pequena não, viu! Não vou me arriscar muito numa lista de nacionais porque não é o meu forte, mas tem coisas também... e coisas bem descaradas, tipo a música Lança Perfume, da Rita Lee, junto com outras coisas mais camufladas, tipo a música BR3 do Tony Tornado que chegou a ganhar um festival!!!
Há até quem diga que a música infantil Puff the Magic Dragon faz referência ao uso de maconha. Os autores da música negam até a morte e dizem que a inspiração saiu de um poema. Mas vai saber, né? ;) Que a música deixa a criançada contente isso deixa mesmo! Se liga na vibe da garotinha no início do vídeo! :D
O duro é saber que, não importa o que a gente diga, roqueiro sempre vai ser o maloqueiro da história... Preconceito e hipocrisia dominam o mundo e não tem muito o que se possa fazer a respeito.
De qualquer forma, a pesquisa pra esse post foi divertidíssima! Demorei hooooras pra montar ele porque assisti quase todos os clipes das músicas do post no Youtube! hehehe
Beijocas e até a próxima!