Post Verde
Levei uma bronca do meu amigo Tuon por causa do meu "firulas de preocupação ambiental" no post de Recauchutagem de Pneus e resolvi esclarecer a questão.
Sou muito mais o Planeta do que os seres humanos. Concordo com Klaatu quando diz que se a Terra morrer, nós morremos, se nós morrermos, a Terra sobrevive.
Já fui muito mais preocupada com questões ambientais do que sou atualmente. Já fui, inclusive, associada ao Green Peace durante muitos anos na adolescência. Cheguei a perder uma oportunidade de emprego numa multinacional imensa e importantíssima por causa disso!
Mas o ser humano consegue ir fazendo coisas que te obrigam a perder a fé em qualquer coisa. No meu caso, o problema foi meu gosto por conhecimento, por detalhes e meu característico ceticismo que se mostra forte mesmo pra coisas pelas quais eu gostaria de ser fanática.
Quando percebi que o Green Peace já não era mais aquela coisa em que eu acreditava e que seus objetivos já não eram mais o que eles diziam ser e já não batiam mais com os meus, abandonei o barco e passei a me aproximar da WWF. Alguns anos depois, a mesma coisa acontece novamente...
No final das contas é tudo pelo dinheiro. A maior parte dos caras não está nem aí com nada contanto que suas carteiras estejam gordas. E o volume de pessoas que se importa de verdade é tão pequeno que seus atos acabam mudando NADA.
Aí você vem e me diz: pelo menos tô fazendo a minha parte. Ok... mas continua não adiantando nada! Já passei por várias situações quando acreditava que fazer a minha parte era importante, mesmo que insignificante. Já quase apanhei por chamar a atenção de pessoas que jogam lixo na rua, já perdi oportunidades de emprego (como comentei acima), já perdi amigos por passar por fases de eco-chata.... tudo isso...
Hoje percebo que não adianta e pronto. Então faço a minha parte simplesmente me comportando bem com meu Planeta não jogando lixo no chão, fazendo revisão no meu carro pra poluir menos e essas coisas de mínimo esforço. Me meter numa discussão sobre o tópico pra defender uma idéia ambientalista nunca mais.
Mas o que me irrita mais nisso tudo nem é o fato de eu ter desistido. O comentário no post citado foi porque me sinto incomodada com essa modinha de "empresa verde" que, na verdade, é um monte de ações que não adiantam nada pro meio ambiente mas as pessoas se metem de cabeça na idéia sem nem entender a "solução".
Vou dar um exemplo só. Bem ridículo, mas que demonstra direitinho o que eu tô querendo dizer. As pessoas acham o máximo o fato da empresa só usar papel (e outras coisas) de reflorestamento. Acham que é uma suuuuper vantagem pro meio ambiente. E as empresas vendem isso como se elas fossem a salvação do Planeta por tomarem essas ações. O que as pessoas nunca se preocuparam em saber é que esse tipo de produção de papel, na verdade, não traz absolutamente nenhum benefício pra Natureza. A árvore é necessária de qualquer jeito, então a empresa, mais cedo ou mais tarde, ia ter mesmo que plantá-las pra ter matéria-prima... Agora... as árvores que ajudam o Planeta são aquelas que já estão desenvolvidas! Essas sim, produzem oxigênio, retiram toxinas do ambiente e tal tal tal... Árvores que estão crescendo não trazem nenhum benefício pra nada. Elas consomem todo o oxigênio que produzem no seu próprio desenvolvimento e nada (ou pouco) contribuem pro Planeta. Quando ela atinge a idade de começar a contribuir o que acontece? Tá na hora de cortá-la pra fazer papel.
Ou seja é tudo balela! Isso é o que me irrita! A empresa tentar tirar vantagem de uma ação que não faz a menor diferença e todo mundo achar o máximo.
Afe! To alterada... vou parar por aqui... acho que já coloquei o meu ponto de vista...
Já que o assunto é sustentabilidade (e para terminar bem o post) aqui tem um vídeo bem legal da série "A história das coisas" que eu acho que cabe bem e vale a pena assistir.
Beijos e até a próxima, povo! Tuon, espero que tenha me redimido e subido no seu conceito outra vez. ;)