Google+
2

Carroriosidades - Recauchutagem de Pneus

Posted by Thais Roland on sexta-feira, novembro 12, 2010 in
Pronto! Já posso voltar aos carros, né? :)

Recauchutagem de pneus é uma alternativa para quando os pneus de seu carro já estão gastos e precisam ser trocados.

Recauchutar um pneu é uma forma de reconstruí-lo aproveitando a estrutura do pneu (desde que esteja em boas condições) colocando uma nova borracha de piso. Um detalhe interessante sobre esse processo é que ele pode ser realizado, em média, 10 vezes em pneus de avião, duas ou três vezes em pneus de veículos pesados, mas apenas uma vez em carros de passeio.

A recauchutagem de pneus vem recebendo uma atenção maior por causa dessas firulas de preocupação ambiental e talz... Já que resíduos de pneus representam um problema global... enfim...

Seja lá qual for a preocupação da empresa, a Goodyear tem uma fábrica de recauchutagem de pneus em Santa Bárbara D'Oeste e explica como a coisa toda funciona lá dentro (mais ou menos. hehehe).

Basicamente, o que acontece é que eles inspecionam os pneus que estão na fila de recauchutagem para avaliar se estão em condições de passar pelo processo. Esta inspeção, além de visual, também conta com a ajuda de algumas máquinas (de pressão, ultra-sonografia, indução elétrica, entre outras) para garantir o sucesso do procedimento.

Depois disso, preparam a carcaça dos pneus, raspando sua superfície para que volte a ser simétrico e para que danos pontuais sejam detectados e eliminados. O pneu é inspecionado novamente e passa para a próxima fase.

A próxima fase é de consertos. Tudo o que estiver errado com o pneu é resolvido antes que a nova cobertura seja colocada. A Goodyear não dá muitos detalhes desta fase, só garante que os profissionais são altamente qualificados. hehehe

Chegando na parte divertida, depois que os pneus já passaram por todo o processo de conserto e checagem, a nova capa de borracha é colocada e eles vão para a vulcanização! :D

O processo de vulcanização é bem interessante. Foi desenvolvido por Charles Goodyear e consiste na aplicação de calor e pressão à uma composição de borracha e enxofre (e outras coisinhas a mais...) pra dar forma e resistência aos pneus.

Depois de vulcanizados, os pneus passam por uma última inspeção e estão prontos pra ir pro seu carro outra vez.

Outro processo comum de recuperar pneus é a remoldagem. Pra este tem um vídeo legal do Discovery Channel que explica como funciona. Divirtam-se! :D



Para o processo de vulcanização eu achei esse vídeo aqui que é bem bacana também.



Percebe-se que o processo está longe de se parecer com o que a Goodyear deve realizar na fábrica dela, mas dá pra ter uma idéia de como a coisa rola. :)

Beijinhos, povo, e até o próximo post! :)

2 Comments


"por causa dessas firulas de preocupação ambiental e talz..." Hummm você gostaria me matar golfinhos comigo? eu odeio golfinhos, para que serve esse negócio? E mico Leão? Ele renova oxigênio? Ele faz gracinha? para que porra serve esse bicho?

Ai Ai Ai...

To com medo de você.


Nao, migo! Fica calmo! Acho que bichos sao waaay mais importantes que a gente. O qu me irrita é que nenhuma dessas acoes pro meio ambiente das corporacoes sao realmente pro meio ambiente. É tudo um monte de mentiras, de "solucoes" ridiculas que, na vdd, nao resolvem nada. Só servem pra deixar as empresas "bem na fita". Por isso chamei de firula.

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.