Carroriosidades - Recauchutagem de Pneus
Recauchutagem de pneus é uma alternativa para quando os pneus de seu carro já estão gastos e precisam ser trocados.
Recauchutar um pneu é uma forma de reconstruí-lo aproveitando a estrutura do pneu (desde que esteja em boas condições) colocando uma nova borracha de piso. Um detalhe interessante sobre esse processo é que ele pode ser realizado, em média, 10 vezes em pneus de avião, duas ou três vezes em pneus de veículos pesados, mas apenas uma vez em carros de passeio.
A recauchutagem de pneus vem recebendo uma atenção maior por causa dessas firulas de preocupação ambiental e talz... Já que resíduos de pneus representam um problema global... enfim...
Seja lá qual for a preocupação da empresa, a Goodyear tem uma fábrica de recauchutagem de pneus em Santa Bárbara D'Oeste e explica como a coisa toda funciona lá dentro (mais ou menos. hehehe).
Basicamente, o que acontece é que eles inspecionam os pneus que estão na fila de recauchutagem para avaliar se estão em condições de passar pelo processo. Esta inspeção, além de visual, também conta com a ajuda de algumas máquinas (de pressão, ultra-sonografia, indução elétrica, entre outras) para garantir o sucesso do procedimento.
Depois disso, preparam a carcaça dos pneus, raspando sua superfície para que volte a ser simétrico e para que danos pontuais sejam detectados e eliminados. O pneu é inspecionado novamente e passa para a próxima fase.
A próxima fase é de consertos. Tudo o que estiver errado com o pneu é resolvido antes que a nova cobertura seja colocada. A Goodyear não dá muitos detalhes desta fase, só garante que os profissionais são altamente qualificados. hehehe
Chegando na parte divertida, depois que os pneus já passaram por todo o processo de conserto e checagem, a nova capa de borracha é colocada e eles vão para a vulcanização! :D
O processo de vulcanização é bem interessante. Foi desenvolvido por Charles Goodyear e consiste na aplicação de calor e pressão à uma composição de borracha e enxofre (e outras coisinhas a mais...) pra dar forma e resistência aos pneus.
Depois de vulcanizados, os pneus passam por uma última inspeção e estão prontos pra ir pro seu carro outra vez.
Outro processo comum de recuperar pneus é a remoldagem. Pra este tem um vídeo legal do Discovery Channel que explica como funciona. Divirtam-se! :D
Para o processo de vulcanização eu achei esse vídeo aqui que é bem bacana também.
Percebe-se que o processo está longe de se parecer com o que a Goodyear deve realizar na fábrica dela, mas dá pra ter uma idéia de como a coisa rola. :)
Beijinhos, povo, e até o próximo post! :)