Meninas que detonam - Patricia Suescun
PatSue! :D
PatSue, assim como Renata Plantinha, é super inteligente, bonita, legal e manda super bem quando o assunto é futebol.
Meus caros leitores sabem que futebol não é um tópico que atrai a minha atenção mas é um assunto cláááássico de meninos e minha amiga domina!
Mais uma vez, agradeço demais à PatSue por conceder esta entrevista maravilhosa ao Coisa de Meninos Nada e.... :) Novamente... sem mais delongas....
Perfil
Nome: Patricia Martins Suescun
Idade: 34
Humor: agridoce, sou doce e azeda o tempo todo
Naturalidade: Paulistana
Formação: Designer de multimídia
Emprego atual: Designer Gráfica na Adesign desde março de 2009
Hobbies: Assistir séries e esportes, quem sabe um dia não vira profissão
Twitter: @PatSue
CMN: Em primeiro lugar… claro… torce pra que time?
PS: Sport Club Corinthians Paulista
CMN: O que despertou sua paixão pelo futebol?
PS: Acho que foi uma transferência múltipla que me fez gostar de futebol. Primeiro foi minha Mãe, ela é fanática pelo Corinthians e me passou isso durante o parto. Depois o Corinthians me levou a assistir muitas partidas. Logo, o que começou com a paixão por um time acabou se estendendo para todo o esporte. O futebol é história, técnica e tática, não tem como não se envolver. Se olhar de forma superficial possivelmente não irá gostar, pois ele é como arte, para aprender a apreciá-lo você não pode se limitar ao que está vendo. Tem que ir além, entender o contexto, as regras e os objetivos. É fantástico!
CMN: Que jogos costuma acompanhar? Todos os campeonatos possíveis e imagináveis ou só alguns que você acha que valem mesmo a pena?
PS: Gosto de assistir qualquer jogo para poder apreciar a tática e a técnica, é sensacional ver uma jogada sendo construída. Se eu pudesse acompanharia todos, mas como não tenho TV a cabo e nem tempo acabo tendo pouco o que escolher. A minha prioridade é a Taça Libertadores, os jogos em São Paulo eu vou ao estádio (comprei os ingressos ha 4 meses) os que são fora fico grudada na TV ou no iPhone. Além desse tenho visto o Campeonato Paulista, a Champions League (que é sensacional e torço para o Manchester) e alguns jogos do campeonato inglês e italiano. Em julho terá a Copa e não perderei por nada!!!
CMN: Qual é a sensação de assistir a um jogo no estádio?
PS: Indescritível pode ser clichê, mas é a palavra que melhor descreve. Costumo dizer que o futebol é um dos poucos momentos de irracionalidade a que me permito, e no estádio eu atinjo o ápice. Ao vivo tudo é diferente, a atenção tem que estar redobrada, a reação aos lances é mais visceral, e o gol. O gol é uma história a parte, quando ele acontece é como uma explosão. Em casa a vibração é só a sua e talvez de mais alguns. No estádio você sente ela entrando no seu corpo, é muito mais intenso, afinal são 30.000 gritando juntos, é de arrepiar. Tem momentos que choro, tamanha a emoção que sinto. Acho que o gol é um orgasmo coletivo...hahaha
CMN: Como as meninas são tratadas no estádio? Tem alguma distinção? Você já passou por alguma situação interessante lá dentro?
PS: O futebol ainda é um esporte familiar, então é perigoso mexer com a mulher ao lado. Eu costumo ir sozinha ao estádio e nunca fui desrespeitada, sem contar que me sinto muito segura. Na arquibancada você vê todo o tipo de mulher, da senhora a piriguete, mas todas são tratadas muito bem. Nunca fiquei no meio da organizada, mas sei que não é diferente, na verdade a coisa é até mais rígida porque a falta de respeito causa morte...hahaha
CMN: E fora? Como as pessoas reagem, em geral, ao saber que você gosta tanto de futebol? Algum causo interessante pra contar?
PS: A reação, na maioria das vezes, é a mesma. As mulheres acham incompreensível e os homens não dão muita credibilidade. Com o tempo de convívio as mulheres continuam achando que você é estranha, mas os homens aos poucos acabam se convencendo que talvez você entenda alguma coisa.
CMN: Fora o Corinthians, que times você admira?
PS: Eu admiro muito o Barcelona e o Manchester. Como o Corinthians são times de massa, mas com uma organização e administração de fazer inveja. Eles sabem usar o que têm de melhor, e que o Corinthians tem de sobra, que é o torcedor fiel e fanático em benefício do clube.
CMN: E jogadores? Que jogadores você acha que valem a pena e quais você gostaria que estivessem jogando para o seu time?
PS: Eu não sou fanática por jogadores, claro que alguns são marcantes, mas o que me importa é o time. O único que me fez sentir algo diferente foi o Ronaldo. Há umas semanas, pela primeira vez, vi ele jogando ao vivo. Num momento da partida de forma elegante, com a bola praticamente grudada no pé, ele deu 4 dribles desconcertantes. Quando terminou o lance eu estava literalmente arrepiada, com lágrimas nos olhos e com as pernas bambas. Nesse momento percebi que já tinha visto muitos bons jogadores, mas que pela primeira vez eu estava diante de um gênio.
CMN: O que você acha de futebol feminino?
PS: Afe! Vou ser machista agora. Eu não gosto. A bola parece pesada pra elas, os chutes não têm potência, as goleiras não têm altura nem amplitude e falta velocidade e técnica. Claro que existem exceções como a Marta, mas é pouco para me convencer que é futebol o que elas jogam. Mas apesar de tudo isso quando elas colocam a camisa amarela eu torço do mesmo jeito, quem sabe com o tempo melhora...haha
CMN: Pra finalizar, o que você acha que devia ser readequado, com relação a estádios, produtos do time e etc para este novo público feminino que vem crescendo?
PS: Os estádios precisam de muito, eles estão bem longe dos padrões internacionais. Para ter uma idéia nem os números nas cadeiras temos o costume de respeitar. A Copa de 2014 parece que será uma oportunidade para o país avançar na organização e segurança do futebol, já que esses são requisitos importantes para realização do campeonato mundial.
PS: Quanto aos produtos eles estão melhorando. O Futebol Brasileiro está começando a investir de forma efetiva em produtos que levam a marca dos times, então claro que o público feminino está em desvantagem. Hoje já temos camisas femininas, mas é pouca coisa para as fanáticas como eu. Quero usar o que meu time está vestindo, mas agasalhos, uniformes oficiais e tênis ainda são produtos exclusivos para os homens. Espero que em breve possamos ser notadas, e quem sabe não precisarei mais usar roupas gigantes...hehe
CMN: Alguma consideração final?
PS: Vou tentar explicar o que é o Corinthians em algumas palavras: Olhando a arquibancada vemos a torcida corinthiana e pensamos que é uma nação. Ouvindo-a achamos que é religião. Mas junto dela temos a certeza que é amor, o mais puro e eterno amor.