WIFI no ar
Fico irritada em ter que desligar meu celular quando o avião fecha as portas. Já está provado cientificamente que o sinal do meu celular, ou o sinal do WIFI do meu notebook, não vai fazer o avião cair. Então por que eu tenho que desligar tudo?
O lance de eu não poder ouvir música no iPod enquanto o avião decola e pousa tudo bem... eu já entendi... meu marido já me explicou e fez todo sentido. Essa determinação é porque a maior parte dos acidentes aéreos acontecem durante a decolagem ou o pouso, então, se você estiver com os fones nos ouvidos, pode não escutar os avisos de emergência e as instruções da tripulação para evacuar a aeronave.... enfim... até aí é compreensível.
Mas e o resto? Que diferença vai fazer o meu celular ligado ou desligado durante o vôo? Que diferença vai fazer a antena de WIFI do meu notebook ligada ou desligada durante o vôo? Nenhuma! Nenhuma mesmo! Que diferença vai fazer o flash da câmera tirando uma foto pela janela???
Bom... tanto não faz diferença que agora vem a parte legal do post (após eu ter expresso devidamente as minhas reclamações.. hehehe).
Algumas companhias aéreas já começaram a oferecer conexão WIFI dentro dos aviões para que os passageiros usem durante o vôo. A Virgin Airlines é uma delas e tem, inclusive, planos para oferecer conexão gratuita para os clientes em breve. Acho que a American Airlines também já tem.
Aqui no Brasil, segundo o Valsani, a Gol já deixa os clientes usarem os celulares no modo offline e parece que a TAM já tem planos de liberar o sinal de celular (da Claro, inicialmente) dentro das aeronaves.
As companhias alegam proibir o uso de equipamentos com tecnologias sem fio devido a possíveis interferências nos instrumentos das próprias aeronaves, da mesma forma que alguns hospitais também proibem por possíveis interferências em alguns equipamentos de saúde que já se utilizam de tecnologias wireless para operarem, mas a verdade é que estas interferências não são tão graves assim.
Se todo mundo, dentro de um 747, estiver usando o celular, o sinal não passa da cabine da aeromoça (oops... comissária de bordo... desculpem, meninas do ar). Isso passou no Caçadores de Mito na televisão! (eu só não lembrava qual era o avião, mas o Valsani lembra... claro.. hehehe).
Com equipamentos médicos eu não sei, mas imagino que o problema também não seja tão grave, já que pessoas que usam marcapasso podem ter celulares, computadores com WIFI e tudo mais... Aliás.... alguns marcapassos já estão vindo COM tecnologia WIFI integrada! Ou seja... no trouble at all...
De qualquer forma, o importante é que a revolução já começou... Isso significa que, em pouco tempo, estaremos conectados em qualquer lugar, até nas alturas!!! :D
Eu acho isso ótimo! Já adorei a iniciativa do Metro de colocar repetidores de sinal de celular dentro dos túneis. Agora, os 20 ou 30 minutos que levo pra chegar em casa são bem mais divertidos enquanto twitto coisas pelo caminho todo... (sim, o sinal é bom o suficiente para o 3G funcionar também).
O único detalhe é que acho que deveriam liberar apenas o acesso à Internet. Sinal de telefone mesmo eu não acho bacana não... É muito irritante viajar com alguém tagarelando ao seu lado o tempo todo...
A Virgin Airlines parece pensar como eu também. Eles dão o acesso à Internet mas proibem o uso de VOIP (programas como Skype, por exemplo, entre outros). A idéia, pelo jeito, é que você tenha com o que se divertir durante a viagem, mas que a privacidade e a tranquilidade dos passageiros continue garantida.
É isso aí... agora vamos só ver quando as companhias nacionais começam a oferecer WIFI pra gente na faixa também... :D Não vejo a hora de twittar de lá de cima! hehehe
Beijocas, e até mais!