1
Pelo ABS em todos os carros
Pois é... faz tempo, né? Então, cá está, mais um post sobre o que tem debaixo da carroceria... ;)
Estive pensando em algum post mais ou menos no estilo daquele do protetor de cárter, ou daquele dos cilíndros e acabei decidindo por um mais ou menos diferente.
Os freios ABS são um sistema de freios antitravamento. O que ele faz é evitar que as rodas do seu carro deslizem (perdendo aderência) numa superfície molhada, por exemplo. Quando os pneus deslizam ao frear, você perde o controle do carro, não consegue parar imediatamente e não consegue mudar de direção com precisão. Com o ABS o seu carro para mais rápido e você consegue desviar com mais facilidade da senhora no andador atravessando a rua ou do caozinho que acabou de passar correndo pela sua frente.
Os freios ABS funcionam com um sensor de velocidade que detecta quando as rodas estão quase travando, válvulas em cada freio controlado pelo ABS que podem estar em 3 posições. Na posição um a válvula está aberta e a pressão passa direto para o freio, na posição dois a válvula previne que a pressão suba demais quando você pisa com mais força no freio e na posição três a válvula libera um pouco de pressão do freio. Quando a válvula chega na posição três uma bomba repõe parte da pressão que foi liberada do freio e tudo isso é controlado por uma Unidade Controladora.
No final das contas, o que acontece é que a unidade controladora vai fazendo o carro frear aos pouquinhos, que é o que a gente deveria fazer mas, por causa do pânico na hora da possível colisão, não conseguimos.
Aqui no Brasil estima-se que só 13% dos carros possuam ABS. Isso porque os freios ABS ainda são ítens opcionais nos carros brasileiros e custam muuuito caro (R$ 3 mil, em média). Isso porque a Bosch produz o sistema aqui no Brasil já e, apesar de algumas peças ainda serem importadas, barateou muito o sistema.
Aqui um vídeo de divulgação da Bosch mostrando como o ABS é waaaay melhor que os freios normais. Além de ser super divertido! :D
E, o mais importante! Em abril, o CONTRAN aprovou uma resolução que determina que qualquer carro (importado ou produzido no Brasil) vai ter que ter Air Bags e freios ABS por padrão até 2014.
Bom... se o mundo chegar até lá e se a gente ainda não estiver pagando IPTU dos carros, ao invés de IPVA... todos nós teremos o privilégio de contar com air bags e ABSs em nossos automóveis... :)
Beijinhos e até a próxima... ;)
Estive pensando em algum post mais ou menos no estilo daquele do protetor de cárter, ou daquele dos cilíndros e acabei decidindo por um mais ou menos diferente.
Os freios ABS são um sistema de freios antitravamento. O que ele faz é evitar que as rodas do seu carro deslizem (perdendo aderência) numa superfície molhada, por exemplo. Quando os pneus deslizam ao frear, você perde o controle do carro, não consegue parar imediatamente e não consegue mudar de direção com precisão. Com o ABS o seu carro para mais rápido e você consegue desviar com mais facilidade da senhora no andador atravessando a rua ou do caozinho que acabou de passar correndo pela sua frente.
Os freios ABS funcionam com um sensor de velocidade que detecta quando as rodas estão quase travando, válvulas em cada freio controlado pelo ABS que podem estar em 3 posições. Na posição um a válvula está aberta e a pressão passa direto para o freio, na posição dois a válvula previne que a pressão suba demais quando você pisa com mais força no freio e na posição três a válvula libera um pouco de pressão do freio. Quando a válvula chega na posição três uma bomba repõe parte da pressão que foi liberada do freio e tudo isso é controlado por uma Unidade Controladora.
No final das contas, o que acontece é que a unidade controladora vai fazendo o carro frear aos pouquinhos, que é o que a gente deveria fazer mas, por causa do pânico na hora da possível colisão, não conseguimos.
Aqui no Brasil estima-se que só 13% dos carros possuam ABS. Isso porque os freios ABS ainda são ítens opcionais nos carros brasileiros e custam muuuito caro (R$ 3 mil, em média). Isso porque a Bosch produz o sistema aqui no Brasil já e, apesar de algumas peças ainda serem importadas, barateou muito o sistema.
Aqui um vídeo de divulgação da Bosch mostrando como o ABS é waaaay melhor que os freios normais. Além de ser super divertido! :D
E, o mais importante! Em abril, o CONTRAN aprovou uma resolução que determina que qualquer carro (importado ou produzido no Brasil) vai ter que ter Air Bags e freios ABS por padrão até 2014.
Bom... se o mundo chegar até lá e se a gente ainda não estiver pagando IPTU dos carros, ao invés de IPVA... todos nós teremos o privilégio de contar com air bags e ABSs em nossos automóveis... :)
Beijinhos e até a próxima... ;)