Teletransporte
Gostaria de, em primeiro lugar, pedir desculpas para as pessoas com as quais eu já conversei sobre teletransporte, pois passei uma informação errada... A IBM nunca conseguiu descontruir um cubo e reconstruir meio cubo do outro lado... Eu sei que li isso num artigo, há muitos anos, mas agora, pesquisando melhor sobre o assunto, descobri que aquele era um texto apenas especulando sobre algumas possibilidades...
Bem... agora sim, posso começar a falar sobre a coisa toda.
Teletransportar alguma coisa significa desmaterializar essa coisa, enviar as configurações atômicas dessa coisa para outro ponto e reconstruir a coisa com estas informações.
A gente já viu acontecer... bom... pelo menos com a ajuda de efeitos especiais... :)
Mas o assunto é sério. É estudado há muitos anos e a IBM é mesmo pioneira neste tipo de pesquisa. A equipe da IBM é liderada pelo físico Charles Bennett, que provou teoricamente a possibilidade do teletransporte quântico, desde que o objeto original teletransportado fosse destruido.
Em 1998, alguns físicos do California Institute of Technology e mais dois grupos europeus, testaram a pesquisa da IBM e teletransportaram com sucesso um fóton (uma partícula de energia que carrega luz). O grupo Caltech conseguiu ler a estrutura atômica de um fóton e enviou esta informação em 1 m de cabo coaxial para criar uma réplica deste fóton. Como previsto, o fóton original não existia mais depois que a réplica foi feita.
Para os curiosos, o HowStuffWorks tem mais detalhes sobre a parte técnica e física do processo neste link.
De qualquer forma, é muito legal pensar que a gente está relativamente perto de alcançar uma solução para o problema do teletransporte. O fato de o objeto original ser destruido no processo desagrada muitos. Tem gente que fica apreensiva com a idéia de "deixar de ser" de um lado e "voltar a ser" do outro... Eu não me importo... Adoraria testar um treco desses! Só não gostaria de virar uma mosca... <:-(
Beijos!