Dia mundial do Fusca
Hoje, dia 22 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Fusca e o tanque de guerra tinha que ganhar um post no Coisa. Até porque, meus pais são super fãs do carro... então é uma homenagem pra eles também...
Curiosidades sobre a coisa redonda:
- O primeiro Fusca nacional foi comprado por Eduardo Andrea Matarazzo, em janeiro de 1959. Mas, antes disso, o Sr. Rodolfo Maer importou um oficialmente para o Brasil em 1950! A VW ainda tem este registro!
- O projeto do Fusca é do Sr. Ferdinand Porsche. Então... pode-se dizer que o Fusca é um ancestral do Carrera 911!!! Nossa! como me dói escrever isso! Blaaaarg! Se bem que, quem criou o Porsche, na verdade foi o filho do Sr. Ferdinand, o Sr. Ferry...
- O Fusca tem espaço para quatro pessoas por vontade do Sr. Hitler, que exigiu também que o carro chegasse a 100km/h e custasse menos de 1000 marcos.
- Fusca, é o nome brasileiro do carro... o nome original dele é Volkswagen Sedan, mas ele tem vários outros nomes (Käfer na Alemanha, Beetle na Inglaterra, Coccinelle na França, Maggiolino na Itália, Escarabajo na Espanha.......).
- Antes de ser fabricado aqui no Brasil, a Brasmotor já montava Fuscas em 1953. Mais tarde, a Brasmotor virou a Brastemp...
- Os primeiros Fuscas tinham uma garrafinha de plástico que ficava batendo na perna do motorista... Sabe pra que servia? Você enchia de água e, quando apertava ela, a água espirrava do lado de fora do para-brisa...
- No Brasil, comemora-se o Dia Nacional do Fusca, todo 20 de janeiro, de tão importante que o carro foi para o país!
Pois é... tem mais um monte de coisas para se falar sobre Fuscas... mas o post já tá grande demais!
Espero que goste, Pai! :)